quarta-feira, 8 de junho de 2016


Depois de um longo silêncio, uma postagem nova para dar conhecimento de um trabalho académico sobre o Bairro das Colónias realizado por alunos do ISCTE, no âmbito de uma disciplina de Sociologia. 

Deu origem a uma pequena exposição feita com a colaboração da Junta de Freguesia de Arroios e está visitável desde hoje no Mercado do Forno do Tijolo, em princípio até ao final de Junho. Está prevista a sua itinerância posterior por outros mercados da freguesia referida.

Não esperem uma exposição espectacular, porque não o é, mas os alunos e a sua orientadora estão de parabéns por trazer a Academia para junto das populações. 

Salienta-se a interessante imagem gráfica do cartaz publicitário, que bem soube revisitar, inovando, uma linguagem visual muito art déco, como o é o próprio Bairro das Colónias.


2 comentários:

  1. Excelente blog! Qual a data do painel de azulejos da escadaria que lida a damasceno monteiro à entrada do mercado (modernista-1952-1956)?

    ResponderEliminar
  2. Caro anónimo,
    A Rua Damasceno Monteiro não faz parte do Bairro das Colónias. Todavia, pelo que nos lembramos, os azulejos a que se refere são muito recentes, provavelmente já do século XXI (teríamos de lá ir confirmar). Obrigado pelo interesse demonstrado pelo blog.

    ResponderEliminar